Hepatite tem vacina: já tomou a sua?

A vacina contra hepatite A e B integra o Programa Nacional de Imunizações e protege contra infecções no fígado causadas pelos vírus

Você sabia que existe vacina contra dois tipos de hepatite? A infecção no fígado seja causada por diferentes tipos de vírus (ou excesso de bebidas alcoólicas e substâncias tóxicas) e os imunizantes protegem justamente contra a ação da doença.

A boa notícia é que a vacina pode ser aplicada já a partir dos 12 meses, em etapas conforme a faixa etária. Saiba mais sobre a doença, formas de prevenção e tipos de imunizantes a seguir.

O que é a hepatite?

A princípio, hepatite é o nome dado a toda inflamação no fígado causada por diferentes fatores. Porém, as mais frequentes são provocadas pelos vírus tipos A, B e C, assim como substâncias tóxicas em excesso, a exemplo de medicamentos. Também, o consumo abusivo de álcool.

Entretanto, existe uma diferença conforme a causa da hepatite. No caso daquela enfermidade provocada por vírus, as células hepáticas são atacadas por estes microrganismos enquanto parasitadas para reprodução.

Por outro lado, a cirrose alcoólica é provocada pela ingestão frequentes de bebidas. Uma vez que o álcool está no organismo, é em seguida transformado em ácidos que agridem as células hepáticas.

Quais são os tipos de hepatite?

Existem três tipos de hepatite, considerando os vírus como causa da condição. São eles:

Hepatite A

Normalmente transmitida de uma pessoa para outra ou, ainda, por alimentos e água contaminados. Inicialmente, a doença fica incubada de 10 a 50 dias, período no qual a pessoa portadora é assintomática. O diagnóstico é feito por exame de sangue, mas até o momento, não há tratamento para a enfermidade.

Deste modo, o organismo do paciente reage a ela sozinho. Porém, para esta variedade, existe vacina.

Hepatite B

Causada pelo vírus tipo B, é uma doença transmitida pelo sangue. Por isso, estão mais sujeitos à contaminação pessoas usuárias de drogas injetáveis, bem como pacientes que foram submetidos a procedimentos com material cirúrgico não-descartável e contaminado.

Deste modo, é fundamental que médicos, cirurgiões-dentistas e profissionais de estética tenham o máximo cuidado com os materiais utilizados. Além disso, a hepatite B também pode ser transmitida pela relação sexual sem proteção, logo, mais um motivo para prevenir usando camisinha.

Assim como a hepatite A, também existe vacina para a hepatite B.

Hepatite C

Assim como a hepatite B, o tipo C é causado pelo respectivo vírus e, também, transmitido pelo sangue. Contudo, a diferença é não haver, até o momento, vacina contra esta variedade.

Quais os principais sintomas?

No período em que o vírus está incubado, a doença se faz assintomática. Entretanto, quando os sintomas aparecem, os mais frequentes são:

• olhos e pele amarelados

• febre

• vômitos

• náuseas

• falta de apetite

• desconforto abdominal

• fezes esbranquiçadas

• urina escurecida (da cor de coca-cola)

Os sintomas são similares entre os três tipos de hepatite. Entretanto, os tipos B e C podem evoluir para além do quadro crônico. Em outras palavras, para cirrose ou câncer de fígado.

Tipos de vacina contra a hepatite?

Atualmente, há vacinas contra a Hepatite A e B, inclusive inseridas no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A primeira é composta pelo vírus inativado (A) enquanto a segunda é produzida a partir da proteína presente na superfície do vírus (B). Importante salientar que nenhuma provoca a doença, justamente pelo modo como são produzidas.

Ambas protegem contra as infecções causadas pelos dois tipos de vírus e possuem aplicação do tipo intramuscular.

Quem pode tomar?

A vacina contra a Hepatite é indicada já a partir dos 12 meses, bem como adolescentes e adultos. Porém, existe uma dosagem apropriada para cada faixa etária, a saber:

• crianças a partir de 1 ano e adolescentes (menores de 16): duas doses com intervalos de seis meses entre cada uma

• adolescentes (a partir de 16 anos), adultos e idosos: três doses, aplicando as duas primeiras com intervalo de um mês e, cinco meses depois, a terceira. Assim, a imunização se completa seis meses após a primeira dose

Contudo, importante salientar que a vacina é contraindicada apenas para quem teve anafilaxia por componentes do imunizante ou desenvolveu púrpura trombocitopênica.

Prevenção

A vacina é sempre o melhor remédio contra a hepatite, mas você também pode prevenir o surgimento da doença por medidas bastante simples. No caso da hepatite A, o ideal é ter acesso a saneamento básico e medidas de higiene, como lavar as mãos antes de comer, bem como os alimentos que vai consumir.

Já para a hepatite dos tipos B e C, importante haver, por parte das autoridades de saúde, triagem sorológica dos bancos de sangue. As pessoas, porém, devem cuidar para não compartilhar agulhas, lâminas de barbear, escovas de dente e, sobretudo, usar camisinha nas relações sexuais.

E você sabe que a Vittá Vacinas tem o imunizante contra a hepatite A e B, certo? Proteja a si e sua família agendando seu horário na Unidade Buriti pelo WhatsApp: (62) 99476 - 5270

Acompanhe também nosso perfil no Instagram.